Impugnações e indeferidos na região
A pouco mais de dois meses da eleição municipal, somente três candidatos que concorrem a vagas, tanto na Câmara Municipal quanto no Executivo, aparecem aptos para concorrer ao pleito na cidade de Brusque. É o que apontam os dados do DivulgaCand, sistema de divulgação de informações do TSE sobre os que concorrem no pleito de 20132.
Destes, uma candidatura é para prefeito, Moisés do Nascimento (PSDC), enquanto que dos 171 que buscam vagas no Legislativo, somente dois têm autorização, por ora, para a disputa. São eles: Fernanda Nascimento e Rafael Domingos da Silva (Bigode), ambos do PSDC. Todos os demais continuam no aguardo de julgamento por parte da Justiça Eleitoral.
Houve ainda pedidos de impugnação de quatro concorrentes à Câmara: Celso Carlos Emydio da Silva (PSD), Milton da Silva (PSD), Moacir Geraldi (PT do B), e Valberto DellAntonia (PSD). Também houve pedido de impugnação da candidatura de Ciro Marcial Roza (PSD), que pleiteia a vaga de prefeito em Brusque, proposto pela coligação Tenho Brusque no Coração (PP / PDT / PT / PMDB / PR / PPS / PHS / PTC / PC do B).
Em Botuverá, uma candidatura para o Legislativo foi indeferida. Trata-se de Bernardina Tamazzia Sgrott (PSD). Em Guabiruba, inaptos a concorrer ao pleito de 7 de outubro aparecem os nomes dos candidatos Mathias Kohler (PP), para prefeito, e de seu vice, Valmir Zirke (PT), além de dois candidatos para vereador: Cláudia Regina Gums (PMDB) e Felipe Eilert dos Santos (PT).
No município de Nova Trento, dos quatro candidatos a prefeito, Sandra Regina Eccel (PMDB) foi à única que teve apresentada sua impugnação, a partir de pedido protocolado pela coligação Nova Trento de Todos (PP/ PT / DEM / PSDB).